sábado, junho 30, 2007

WASTE \ DOOM!



A pensar em problemas ambientais para um conjunto de ilustrações a produzir esta semana.

sexta-feira, junho 29, 2007

OPERÁRIOS GRÁFICOS UNIDOS NA BEDETECA DE LISBOA - 7ª FEIRA LAICA






A não perder a importante exposição Tropa Macaca, que permanece até 25 de Agosto na Bedeteca de Lisboa. Para quem perdeu a 7ª Feira Laica e toda a agitação gráfica que por ali passou, informo que foram criadas in loco 12 serigrafias originais por esta gente toda: João Maio Pinto, Luís Henriques, Filipe Abranches, José Feitor, Jucifer, Alberto Corradi, Lucas Almeida, Joana Rosa Bragança, Pedro Brito, André Lemos, Miguel Carneiro e Rosa Baptista. Todo o processo criativo foi público e muita gente pôde questionar o Miguel Coelho {atelier Mike Goes West, responsável pela oficina de serigafia da Feira Laica} acerca da técnica da serigrafia.
A Laica continua em breve com mais revoluções gráficas.


domingo, junho 17, 2007

A TROPA MACACA NA FEIRA LAICA



Inaugura no primeiro dia da 7ª FEIRA LAICA.

Todos os anos magotes de jovens, valorosos talentos, são recrutados e enviados para a frente profissional da selva dos periódicos e editoras, entidades perigosas no trato com o inimigo e traiçoeiras na movimentação bélica. O ilustrador é tropa macaca, soldado raso e carne para canhão, mas ao mesmo tempo um empecilho porque responde ao inimigo (o editor cinzento e o designer resignado) com imaginação e destreza – muito para além do que lhe foi pedido – e por isso é visto com desprezo por quase todos. Estes talentos-armados insistem contra todas as expectativas e contra todos até porque, para dizer a verdade, eles não sabem fazer outra coisa a não ser disparar no papel ou no monitor figuras estropiadas e contorcidas, cenários devastados, armas de morte, instrumentos de tortura e vítimas de situações extremas. Se ao menos pudessem voltar para uma casa editorial onde todos os respeitassem e os amassem… mas não! O mundo é cruel e sem sentido… Quando se anunciou que na Feira Laica iria haver uma exposição com um apanhado destas imagens dramáticas realizadas no último ano por bravos soldados como José Feitor, Jucifer, João Maio Pinto, Edgar Raposo, Luís Henriques, Artur Varela, Zé, Miguel Carneiro, João Fazenda, Marco Mendes, Rui Vitorino Santos, Júlio Dolbeth, Bruno Borges, Ana Menezes, André Lemos, Filipe Abranches, Rosa Baptista, Nuno Sousa, Carlos Pinheiro, Sérgio Vieira, Daniel Lopes, Joanna Latka, Mina Anguelova, Joana Rosa Bragança e Christina Casnellie só me apeteceu chorar, tal como todos os anos choro quando visito a “World Press Photo”, aquela exposição onde se revive as melhores desgraças do ano… Pior que a Guerra são os voyeuristas, que poderão encontrar entre 23 de Junho e 25 de Agosto mais um conjunto de imagens de combates ferozes desta Tropa Macaca.


Olivais, 11/06/07 Sub-comandante Marcos

quarta-feira, junho 13, 2007

LAICA!

Cartaz de Filipe Matos

Está para breve. E em grande. Tudo o que há para saber AQUI.
No primeiro dia da feira inaugura a exposição Tropa Macaca, na
qual participarei com os originais DESTAS ilustrações.


sábado, junho 09, 2007

AGITAÇÃO GRÁFICA NO SEIXAL {CONCL.}







Alguns exemplos das serigrafias produzidas durante a oficina de fanzines no seixal. A 1ª e a 4ª são minhas; a 2ª é do suíço Roman Maeder, que esteve no Seixal com produtos da editora Milk and Wodka; a 3ª e a 5ª são da Joana Figueiredo.
Quanto ao processo que utilizámos para criar estas serigrafias, ninguém melhor que o mestre Miguel Coelho para o explicar, AQUI.

quarta-feira, junho 06, 2007

LANÇAMENTO DO LIVRO BABINSKI





LANÇAMENTO DO LIVRO BABINSKI, de JOSÉ FEITOR e LUÍS HENRIQUES.
8 DE JUNHO DE 2007 18H30 – BAR/LIVRARIA DA MARIQUINHAS
A Imprensa Canalha é um projecto editorial independente que se propõe publicar material impresso de natureza gráfica. Partindo de uma lógica de produção e distribuição que se radica no mundo fanzinista, a Imprensa Canalha tem como propósito optimizar gradualmente as suas publicações sem perder de vista as suas premissas enquanto entidade alternativa de publicação.A nova edição da Imprensa Canalha tem por título Babinski. É um texto que tem por base uma parte do livro O Golem (pub. 1915) do escritor Gustav Meyrinck, adaptada por José Feitor. As 37 ilustrações são de Luís Henriques.
Babinski apresenta-nos o caminho que vai da perdição à redenção na figura de um patético e pragmático psicopata. Para Babinski, o arrependimento de nada servirá, já que a sociedade, que primeiro o condenou, se servirá depois da sua imagem para saciar a sua inesgotável sede de ídolos. O lançamento do livro está previsto para o próximo dia 8 de Junho, pelas 18H30, no Bar/Livraria da Mariquinhas. Os autores estarão presentes.

terça-feira, junho 05, 2007

AGITAÇÃO GRÁFICA NO SEIXAL {CONT.}







Trabalho realizado na oficina de fanzines {ver post anterior}: intervenção directa no quadro de serigrafia, em positivo. Os desenhos foram improvisados no momento. O Miguel Coelho (atelier Mike Goes West) comandava as operações, os ilustradores e as crianças que participaram no atelier colaboravam na parte final de impressão, com resultados nem sempre famosos.
Entretanto publicarei mais imagens da oficina.

segunda-feira, junho 04, 2007

OS FRUTOS DA AGITAÇÃO GRÁFICA NO SEIXAL



A oficina de fanzines que funcionou este fim de semana no fabuloso Armazém do Champanhe da Antiga Fábrica Mundet, no Seixal, provocou um autêntico vendaval gráfico. Produziu-se bastante, sobretudo graças à presença do atelier de serigrafia Mike Goes West, que permitiu a impressão naquela técnica de imagens criadas directamente no quadro de serigrafia. Nos próximos posts mostrarei mais do que para ali se passou.

Em cima, uma fotografia do trabalho que fiz para a exposição CHIUUU! Os tom-toms ecoam nas profundezas da selva, patente no armazém onde decorreu a oficina de fanzines.